sábado, 7 de junho de 2014

Ifá – O sacerdócio como um reencontro com o destino

Ifá – O sacerdócio como um reencontro com o destino

Se exercer o sacerdócio com honestidade em caráter amplo é muito difícil, sendo no mínimo o que o Orisa espera, imagine se fosse na condição de solucionador de problemas do corpo e do espírito. Na realidade o sacerdote, é somente um “elo de ligação” entre a solução e o problema, e isso não justifica algumas vaidades exteriorizadas.
Pode-se esconder por algum tempo a verdade,promover-se por alguns instantes, e até usar artifícios para enganar as pessoas de bom coração, mas na realidade sempre vai existir, o Orisa, ele vai se encarregar para que você nunca esqueça; sua lembrança vai ser o seu maior pesadelo. Então meu irmão, seja verdadeiro, seja honesto, seja digno, seja o que o seu Orisa espera de você. A honestidade é uma qualidade de ser verdadeiro, não mentir, não fraudar, não enganar, e deveria ser a principal característica de um sacerdote.

É fundamental entender que o orixá quer a sua felicidade, mas dai ficar procurando desculpas para praticar o desmedido vai levar você ao infortúnio, entenda na nossa religião só tem proibições quem foi iniciado em Ifá e mesmo assim, os ewos servem apenas para corrigir o caminho não para trazer infelicidade alguma. Amar, namorar, praticar o ato sexual, nunca foram coisas erradas dentro de Ifá, uma vez que é a base da procriação, Orisa nenhum condena o ato sexual ou condena o ser humano a não ter relacionamento, amar e ser amado. É tão bom ter sentimentos dessa forma, apaixonar-se e ter com quem caminhar ao lado: o não aceitar e o não querer é diferente, é agir com a mentira para enganar as pessoas, isso sim não é correto.

Não existem procedimentos para burlar a verdade, mudar a realidade, os Orisas jamais mentem, pode até acontecer uma interpretação errada do sacerdote, mas nunca um erro do Orisa, o Orisa não erra e não mente. Orisa não castiga, não bate e tão pouco quer ver um ser que o cultua, que o zela, ser infeliz.

Independente do tipo de poder que queira conquistar existe um que todos nós precisamos dominar que é o sobre si mesmo. Esse é o maior poder que qualquer pessoa possa desenvolver; você ter domínio sobre seus pensamentos e emoções! Lembre se que o equilíbrio, paciência fazem parte da sabedoria. A formação do caráter não é obra de um dia, nem de um ano, mas de uma existência.

Há muitas pessoas vivendo numa prisão imaginária, são os prisioneiros de suas próprias mentes ali jogados pelas limitações impostas a si mesmas, aceitando a pobreza e a derrota.

OLODUMARE é a incorporação do bom caráter. Ele espera então que os seres humanos tenham bom caráter. É um erro contra a lei sacerdotal de OLODURMARE, que as pessoas desviem-se do caminho do bom caráter.

“Não acorde reclamando porque que a vida não lhe sorri, sem antes examinar o seu comportamento, e as suas atitudes”.

“Devemos no mínimo prestar atenção que tudo ao nosso redor muda, estar atentos as bênçãos dirigidas a nós e assim pratica-las.”
" A única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz!"
" O conhecimento serve para encantar as pessoas e não humilhá-las."

Gbogbo ire ooo

Iyanifa Ifademilade Agboola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário